Salve salve, galera bonita!
Há alguns dias, nós do Hip Hop Groove visitamos o Beco do Batman, local conhecido por ser a principal referencia de grafite na cidade de São Paulo. O beco se encontra entre as vielas do bairro Vila Madalena - próximo a estação Clínicas do metrô - mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque. A galeria é vista a céu aberto, e o passeio pode ser melhor aproveitado se feito à pé ou de bike para curtir a vista!
As pinturas no Beco tiveram origem na década de 80, quando estudantes de artes plásticas encontraram o desenho de um homem-morcego nos muros do bairro (aquele dos quadrinhos, sabe?). A partir daí, esses estudantes começaram a fazer desenhos cubistas e psicodélicos, até cobrir a galeria por inteiro.
Atualmente, suas paredes são inteiramente dedicadas aos mais diversos grafites, e é quase impossível encontrar um pedacinho em branco sequer! Os desenhos são renovados constantemente, e a comunidade ajuda na conservação das paredes que são disputadíssimas pelos grafiteiros.
Apesar de não ser uma galeria formal, o Beco do Batman tem suas regras! Na ética de lá, quem já tem seus grafites na parede é o “dono do pedaço”, e desenhar sem autorização é chamado de “atropelar”. Ninguém pode simplesmente chegar e pintar, mas se houver alguma obra desgastada, o certo é conversar com o autor e sugerir uma mudança. Só ele pode decidir entre alterar ou ceder o seu espaço para um novo artista.
O Beco se tornou um ponto turístico quase que obrigatório para os amantes das artes urbanas, principalmente para os de Hip-Hop! A cada visita um novo grafite pode encontrado no local, fazendo com que o visitante retorne mais de uma vez para apreciar as obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário