Salve, salve!
Muitas pessoas, na maioria das vezes leigas sobre o assunto, acreditam que o Hip Hop é apenas mais uma maneira para entretenimento. Elas não estão erradas, afinal Hip Hop também é diversão, porém suas origens sociais vão muito além disso.
Nos EUA, mais precisamente entre os subúrbios de Nova York como Bronx e Brooklyn, encontra-se o berço do Hip Hop.
Bronx em 1974.
Esses subúrbios eram
verdadeiros guetos e sofriam dos mais diversos problemas sociais, como racismo,
tráfico de drogas e armas, violência desenfreada, carências na infra-estrutura,
precariedade na educação e baixíssima remuneração para as pessoas de pele negra.
No cenário que antecedeu a origem do Hip Hop encontrava-se em ação o revolucionário
e polêmico Partido dos Panteras Negras, que tinha em sua formação importantes nomes como o de Martin Luther King e Malcolm X. Esse e muitos outros movimentos possuíam em comum a luta pela emancipação, liberdade de expressão e igualdade aos negros, que ainda sofriam com as seqüelas da escravidão naquela época.
Após a morte de Martin Luther King e Malcom X, o Partido dos Panteras Negras se via derrotado. As comunidades afro-americanas se viam desiludidas e até ameaçadas caso ousassem destacar outro militante ativista do movimento negro. Ainda que tivessem conquistado melhorias no decorrer das marchas, faltava muito para frearem a "America Branca", impondo respeito e igualdade de direitos entre ambos.
Os jovens encontravam na rua o único espaço para divertimento e diversão, e geralmente a única opção que lhes restava era a entrada no mundo das gangues (ora formando parte de alguma, ora fora delas, mas sempre conhecendo os territórios e as regras impostas pelas organizações criminosas), as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. Todo o ambiente social que envolvia aqueles jovens era intenso e violento demais, o que acabou por gerar a indignação e ódio de muitos.
Em 12 de novembro de 1973 foi criada a Zulu Nation, cuja primeira sede estava situada no bairro do Bronx. A Zulu Nation é uma ONG que tem como objetivo acabar com os vários problemas dos jovens dos subúrbios, especialmente com o problema da violência. Começaram a organizar “batalhas” não violentas entre gangues com um objetivo pacificador, consistindo em uma competição artística.
Nesse contexto foram formados também grupos de música (dj's), dança (break e street dance) poesia (rap) e pintura (grafitti). Nasciam assim as 4 vertentes do Hip-Hop.
Os DJ’s Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grand Master Flash foram os primeiros pioneiros da cultura Hip Hop. Observaram e participaram dessas expressões de rua, e tiveram a iniciativa de organizar festas nas quais essas manifestações podiam ser livremente expressadas.
Você sabe quais foram os nomes mais importantes na Origem do Hip Hop? Confere aí em baixo!
Afrika Bambaataa: Fundador da Zulunation e um dos pioneiros da divisão da cultura Hip Hop que
conhecemos hoje.
Dj Kool Herc: Conhecido como o pai e criador do Hip Hop como som.
GrandMaster Flash: Como um dos pioneiros do Hip Hop, Flash inovou os estilos dos DJS, assim como as ferramentas de mixagem e scratch.
SugarHill Gang: Primeiro grupo de rappers criado no início dos anos 80. Foram os primeiros a implantar o rap (rhytmn and poetry) como estilo no cenário musical.
Dj Hollywood: Dj e rapper, foi o primeiro a mandar rimas de improviso sem escrever.
Wild Style: Primeiro filme de Hip Hop, lançado em 1983.
O que antes era uma cultura restrita aos negros, hoje se espalhou pelo mundo inteiro. Pessoas de todas etnias e classes sociais adotaram o Hip Hop não só como uma forma de expressão e libertação, mas como um estilo de vida movido pelo amor e respeito a cultura e toda sua história.
Viva a cultura Hip Hop!
Nenhum comentário:
Postar um comentário